Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Tamanho das letras aumentar tamanho das letras diminuir tamanho das letras
ONG com SJ de Morais - Nova FM 88,3

Dr. Keller e SJ de Morais

Uma notícia muito aguardada pela população manhuaçuense foi dada no Programa Café da Manhã de SJ de Morais no domingo, 16/12/07 quando o locutor da Nova FM entrevistou juntamente com um dos diretores da ONG, Keller Filgueiras, o Prof. Nilo de Oliveira Nascimento.

O Professor fora contratado a pedido da Comissão Municipal Pró-Enchentes  criada a partir da solicitação da ONG ao Prefeito Municipal, Sérgio Marcos de Carvalho Breder, em Março/05.

Daqueles dias até hoje a equipe de técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, tem colhido dados e informações sobre as inundações que assolam temporariamente a cidade de Manhuaçu. A partir dessa análise simularam em laboratório várias situações para solucionar o problema.

Em todos os aspectos necessários ao estudo, agora entregue na íntegra, a organização sempre esteve ao lado dos técnicos possibilitando a conclusão dos trabalhos desde visitas a cidade, intermédio junto aos órgãos municipais, recebimento de documentos e envio aos interessados, agendamento e organização de reuniões, papéis necessários à pesquisa, entrevistas com moradores, etc.

A população de Manhuaçu sai agora da esfera do "achismo" ou do leigo em se achar soluções para as enchentes na cidade e passa a ter em mãos relatórios com alternativas viáveis respaldadas por técnicos altamente qualificados na área inclusive com trabalhos desenvolvidos no exterior tratando o mesmo tema: Inundações.

Brevemente para ser somado às propostas para solução, a ONG estará também trazendo ao conhecimento público o relatório da Universidade Federal de Viçosa - MG sob a coordenação do Prof. André Luiz Lopes de Faria que se responsabilizou pelo mesmo estudo, porém à montante da cidade, ou seja, na zona rural acima do perímetro urbano.

Uma síntese do último relatório da UFMG composto de 99 páginas é disposto aqui.

Agora temos as causas e soluções para as enchentes na cidade devidamente descritas e discutidas.

A busca de recursos necessários a confecção de projetos e execução dos mesmos será agora o foco da ONG Pró-Rio Manhuaçu e, desde já, estamos aceitando dos poderes públicos constituídos os aportes financeiros necessários a se evitar num futuro próximo que o caos novamente se instale em nossa comunidade.

Dr. Keller Filgueiras

SJ de Morais

 




  • Ver Comentários
  • Comentar Artigo
  • Imprimir Artigo
Desenvolvimento e Tecnologia Midia Prata Desing e Internet