ONG PRO RIO MANHUAÇU PARTICIPA DE REUNIÃO PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL MEIO AMBIENTE SOBRE SOLUÇÕES PARA AS ENCHENTES

No último dia 22 de fevereiro a ONG Pró Rio Manhuaçu foi convidada a participar de uma reunião a tratar do tema enchentes na cidade de Manhuaçu na sede do Comitê da Bacia Águas do Rio Manhuaçu, CBH. Participaram pela ONG, Keller Filgueiras e Roberto David; pela Secretaria de Meio Ambiente e CBH, Sandro de Souza Tavares e Senisi de Almeida Rocha; pelo SAAE, o Diretor Márcio Bahia; Secretaria de Obras, Rodrigo Ambrósio; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Manhuaçu, Davi Quintão; pelo Conselho de Associações, COAMMA, Marinêz Bragança; Câmara de Vereadores de Manhuaçu, Cleber Benfica e, ainda, Kildare de Lima Brandão pelo Instituto Estadual de Florestas, IEF, e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Manhuaçu.

O objetivo do envolvimento da ONG foi o de apresentar as propostas de soluções já concebidas pelos Professores Nilo de Oliveira Nascimento da UFMG e André Luiz Lopes de Faria da UFV. Os voluntários da Organização informaram aos demais os trabalhos desses técnicos universitários de instituições consagradas nacional e internacionalmente que estudaram a região de Manhuaçu além dos municípios de Luisburgo e São João do Manhuaçu. Somente após 02(anos) de investigações, estudos e simulações em laboratórios, além de reuniões públicas com alguns moradores ribeirinhos, puderam apresentar propostas viáveis a minimizar os efeitos das enchentes no perímetro urbano da cidade.

Keller Filgueiras, um dos Diretores da Organização, relembrou de um dos momentos dos estudos com a presença do Prof. Nilo – autor das propostas de barragens, canal lateral urbano e sistema de alertas – quando a ONG reuniu um grupo representativo de moradores ribeirinhos do rio no perímetro urbano de Manhuaçu a ouvir suas histórias e sugestões daquilo que eles acreditavam, de forma leiga, como possíveis soluções para as enchentes. Após isso, o Professor fez as simulações e avaliações dessas. Noutra viagem a cidade, ele justificou os motivos técnico profissionais pela qual cada uma das propostas apresentadas pelos moradores era inviável.

Os estudos do Prof. André da UFV focaram na região acima da cidade até Luisburgo e São João. Têm o objetivo, dentre outros, de aumento da infiltração das águas de chuvas, redução movimento de sedimentos e evitar o assoreamento das barragens concebidas pelo Prof. Nilo.

Foram várias visitas dos Professores e suas equipes à região naquele período além de contatos telefônicos e via email juntamente a reuniões com um grupo de técnicos e autoridades públicas de Manhuaçu que acompanhavam junto à ONG a evolução e discussão das propostas das Universidades contratadas.

Ficou destacada no evento a necessidade do envolvimento político das autoridades públicas dos municípios abaixo de Manhuaçu no sentido do rio visto que a contenção das águas que causam as enchentes na nossa cidade evitará possíveis enchentes nas demais. O Comitê da Bacia Águas do Rio Manhuaçu – CBH – é um importante integrador, fórum de discussão e possível caminho a possibilitar a união de esforços para essa temática.

“As barragens concebidas em 2008 precisam passar por atualizações após esses 13(treze) longos anos tanto para a minimização dos danos decorrentes das inundações como também para servirem, se possível, como reservatórios futuros de águas de abastecimento para Manhuaçu, além dos seus valores. Manhuaçu sofreu muito em 2020 e agora, nesse ano, novamente a tragédia causou danos e aterrorizou. Precisamos avançar na execução nessas propostas técnicas da UFMG e da UFV” Orientou Roberto David, Secretário Executivo da Organização.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments