Promotoria do Meio Ambiente discute Recuperação de Nascentes

Desde que assumiu a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a promotora Dra. Vanessa Maia de Amorim Evangelista tem dedicado parte de seu tempo em processos que apuram crimes ambientais, medidas adotadas, e cobranças para que haja cumprimento às determinações.

Sempre zelando para que todos tenham direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, Dra. Vanessa Maia tem buscado parcerias com as entidades, ONGs e outros seguimentos, para a atuação conjunta em defesa do meio ambiente.

Nesse intuito, membros da ONG Pró Rio Manhuaçu fizeram uma visita a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente apresentando projetos e buscando parcerias na tentativa de preservar nascentes no município.

O projeto pretende utilizar, além de recursos do Ministério Público, verbas oriundas das penas e das medidas alternativas, em face da prática de infrações ambientais.

Os diretores da ONG Pró Rio Manhuaçu, Alisson Sad, Roberto Vargas e Roberto David entregaram à promotora, documento que conta a história e o início das atividades, os estudos realizados para acabar com as enchentes, e várias campanhas para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Para o presidente da ONG, Roberto Vargas, o convite da representante do Ministério Público para conhecer o trabalho desenvolvido e projetos elaborados foi fundamental:

“Há anos que a gente sofre para levar a ideia avante. Obstáculos surgem para que as ações não sejam efetivadas. Mas, agora, com o apoio do Ministério Público as mudanças vão acontecer”

O diretor Alisson Sad também avaliou o encontro como um momento singular, no sentido de mostrar o que sempre foi feito, projetos futuros, principalmente para reflorestar o entorno do manancial, no Manhuaçuzinho:

“Vamos agora trabalhar a recuperação de áreas degradadas, limpeza da cidade e a recuperação das áreas próximas às nascentes, que são responsáveis pelo abastecimento de água para toda a cidade”

Ao entregar o arquivo com toda a história da ONG, os diretores acreditam que muitas coisas podem melhorar.

À reportagem, o diretor da ONG Roberto David, disse que ficou satisfeito com as propostas apresentadas. A promotora Vanessa Maia de Amorim Evangelista, que assumiu a 3ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente em abril de 2015 disse que a parceria com as entidades é fundamental. Ela explicou que tem realizado monitoramento, cobrado ações e trabalhado na preservação, recuperação das nascentes e adequação em outras áreas:

“Por isso estou convidando todas as entidades, ONGs, para uma apresentação das atividades que desenvolvem e projetos existentes, para possibilitar que tenhamos uma atuação eficaz e célere”

Fonte: Tribuna do Leste

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments